Muitos usuários do QGIS, principalmente os iniciantes, nos perguntam qual versão do QGIS utilizar. Minha resposta é bastante eclética: aquela que mais lhe agradar ou que suprir suas necessidades ou, ainda, que tiver menos bugs, enfim, a versão que permite ao usuário desenvolver seu trabalho de forma harmônica com seus dados e resultados esperados. Com a chegada da novíssima versão 3.6 do QGIS percebemos, apesar de notar algumas ausências em complementos, que o programa está mostrando um ligeiro equilíbrio na transição a partir da versão 2.18. Particularmente, para meus trabalhos, continuo utilizando a versão 2.18.28, mas elaborei um material para propiciar de forma didática a transição para a versão 3.x àqueles(as) que assim o desejarem. Neste primeiro momento passo a falar das alterações na interface gráfica do programa. Posteriormente mostrarei como trabalhar em algumas funções do QGIS 3.6 ou posteriores. Para fazer o download gratuito deste material clique aqui.
Recentemente tive a grata oportunidade de palestrar para uma platéia formada por estudantes e docentes da Faculdade de Ciências Florestais – FCF – na cidade de Eldorado, região de Missiones, Argentina.…
LEIA MAISMuitos usuários do QGIS, principalmente os iniciantes, nos perguntam qual versão do QGIS utilizar. Minha resposta é bastante eclética: aquela que mais lhe agradar ou que suprir suas necessidades ou, ainda,…
LEIA MAISCom muita satisfação fui convidado para palestrar no Iº Congresso Brasileiro de Geotecnologias para o Meio Ambiente, realizado entre os dias 23 e 27 de julho de 2018. O evento, organizado e patrocinado…
LEIA MAISEm breve iniciaremos a distribuição, através da Editora Íthala, de nossos cursos on-line. Este vídeo traz uma demonstração dos livros QGIS e geoprocessamento na prática e QGIS do ABC ao XYZ com suas…
LEIA MAIS