INFORMAÇÃO

Transição do QGIS 2.18.x para o QGIS 3.6.x

Muitos usuários do QGIS, principalmente os iniciantes, nos perguntam qual versão do QGIS utilizar. Minha resposta é bastante eclética: aquela que mais lhe agradar ou que suprir suas necessidades ou, ainda, que tiver menos bugs, enfim, a versão que permite ao usuário desenvolver seu trabalho de forma harmônica com seus dados e resultados esperados. Com a chegada da novíssima versão 3.6 do QGIS percebemos, apesar de notar algumas ausências em complementos, que o programa está mostrando um ligeiro equilíbrio na transição a partir da versão 2.18. Particularmente, para meus trabalhos, continuo utilizando a versão 2.18.28, mas elaborei um material para propiciar de forma didática a transição para a versão 3.x àqueles(as) que assim o desejarem. Neste primeiro momento passo a falar das alterações na interface gráfica do programa. Posteriormente mostrarei como trabalhar em algumas funções do QGIS 3.6 ou posteriores. Para fazer o download gratuito deste material clique aqui.

VEJA MAIS

Expansão das atividades de geoprocessamento na América do Sul

Recentemente tive a grata oportunidade de palestrar para uma platéia formada por estudantes e docentes da Faculdade de Ciências Florestais – FCF – na cidade de Eldorado, região de Missiones, Argentina.…

LEIA MAIS

MOLUSCE (Modules for Land Use Change Evaluation)

As análises têmporo-espaciais são significativamente úteis para medir a variação no uso da terra em determinada área em um espaço de tempo definido com vistas a descrever com precisão a influência das…

LEIA MAIS

Vídeo de apresentação dos livros

Em breve iniciaremos a distribuição, através da Editora Íthala, de nossos cursos on-line. Este vídeo traz uma demonstração dos livros QGIS e geoprocessamento na prática e QGIS do ABC ao XYZ com suas…

LEIA MAIS

Tutorial QGIS – Como criar um projeto no QGIS

A criação de um projeto que envolve a manipulação de dados espaciais e seus respectivos atributos é tarefa que exige planejamento prévio. Quando se inicia um projeto em SIG, sempre é interessante ter…

LEIA MAIS


Ferramenta: POW Internet