INFORMAÇÃO

MOLUSCE (Modules for Land Use Change Evaluation)

As análises têmporo-espaciais são significativamente úteis para medir a variação no uso da terra em determinada área em um espaço de tempo definido com vistas a descrever com precisão a influência das mudanças produzidas na paisagem, seja de forma natural ou por ação antrópica. O QGIS, através de um constante aprimoramento de suas ferramentas, notadamente de seus plugins, produzidos pelos mais diferentes setores geotecnológicos, possui um módulo específico para trabalhar com análises espaciais que envolvem este tipo de variação.

O plugin chama-se MOLUSCE e foi desenvolvido pela NextGIS em convênio com a Asia Air Survey Co., Ltd. (AAS). Recentemente, nós, da EcoJustus, realizamos a tradução do manual do MOLUSCE e disponibilizamos em formato PDF integralmente aqui. Além das análises espaciais da variação do uso ao longo do tempo, o plugin também pode ser utilizado para realizar simulações futuras de mudanças no uso da terra e da cobertura vegetal. Uma excelente pedida para a realização de análises mais avançadas em geoprocessamento.

VEJA MAIS

Cursos digitais lançados!!

Olá! Quem já andou buscando encontrou novidades em nosso site! Lançamos recentemente dois cursos digitais: QGIS Digital Básico e QGIS Digital Avançado. Ambos apresentam uma qualidade audiovisual exemplar…

LEIA MAIS

Livros distribuídos pela Editora Íthala

A EcoJustus lançou novo vídeo de apresentação de seus livros. A Editora Íthala faz a venda dos livros e cuida do marketing visual dos livros. Um excelente trabalho, confira!

LEIA MAIS

Expansão das atividades de geoprocessamento na América do Sul

Recentemente tive a grata oportunidade de palestrar para uma platéia formada por estudantes e docentes da Faculdade de Ciências Florestais – FCF – na cidade de Eldorado, região de Missiones, Argentina.…

LEIA MAIS

Tutorial QGIS – Como criar um projeto no QGIS

A criação de um projeto que envolve a manipulação de dados espaciais e seus respectivos atributos é tarefa que exige planejamento prévio. Quando se inicia um projeto em SIG, sempre é interessante ter…

LEIA MAIS


Ferramenta: POW Internet